Citação de um artigo do Pe. MD Philippe sobre a esperança escatológica

Publié le Mis à jour le

A esperança escatológica

É preciso redecobrirmos a graça incrível que Jesus nos faz, de nos dar a inteligência da sua vinda para que possamos viver plenamente do seu retorno e pertencermos inteiramente a Ele nessa luz. É preciso esperar Jesus “com as lâmpadas acesas”1, vigilantes para receber Aquele que vem nos purificar2. É uma grande graça que nos permite perceber essa presença de Jesus como aquilo que, para nós é essencial: Ele já está aqui e Ele « virá » cada vez mais, nos fazendo compreender que « para aqueles que amam a sua Vinda »3, a sua vinda será uma vinda de luz e de misericórdia, de ternura e de força.(…)

Jesus nos antecipa, Ele vem a nossa frente, e o seu retorno é envolvido pela misericórdia de Maria. A primeira vinda do Cristo foi desejada e vivida por Maria, essa pequena criança escondida no meio dos homens. Da mesma forma, haverá, para anunciar a segunda vinda do Cristo, uma presença dos filhos da Virgem Maria, uma presença que antecipa o seu retorno. (…)

Quando Ele virá na sua glória, «nas nuvens do céu »4 ? Não sabemos, e questão do tempo é secundária. O que é primordial é a presença que deve tomar tudo em nós e abrir cada vez mais o nosso coração e a nossa Inteligência à sua luz. Ele quer transformar cada um de nós em filhos bem-amados que vivem somente da atração do Pai: eis o essencial da nossa vida.

Que Maria, « a estrela que anuncia o Sol », nos mantenha nessa espera, nessa esperança. Não sejamos como aqueles que recusam a luz que Maria nos dá. «O Espírito e a Esposa dizem: Vem!” (…) Amém, vem, Senhor Jesus ! »5.

Padre MD. Philippe, Artigo publicado em junho de 1997

1 Cf. Lc 12, 35.

2 Cf. Mal 3, 1-3.

3 2 Tm 4, 8.

4 Mt 26, 64 ; cf. 24, 30 ; Mc 13, 26 et 14, 62 ; Lc 21, 27 ; 1 Th 4, 17.

5 Ap 22, 17 et 20.